
No dia 13 de dezembro de 1978, Dom Alberto Galdêncio Ramos, então Bispo Metropolitano da Arquidiocese de Belém - PA, achou por bem erigir a Paróquia de Santa Luzia através de decreto, considerando o crescimento da população, e a situação precária em que muitas famílias iam se aglomerando, isso fez com que dificultasse o atendimento pela Paróquia de Santa Teresinha, já que esta comunidade era Capela da referida Paróquia. Dom Alberto colocou-a sob a proteção de Santa Luzia, a protetora dos olhos, nomeando a Matriz da nova Paróquia como a Igreja de Santa Luzia, localizada na Rua dos Pariquis, 182, bairro do Jurunas - Belém - PA - Brasil.
A comunidade cresceu na fé e no amor a Jesus Cristo, na devoção à Santa Luzia, a protetora dos olhos, em números de grupos, na partilha dos bens, na preocupação com os mais necessitados, no conhecimento da Palavra de Deus, na divulgação da Boa Nova e a participação na Eucaristia.
Com a contribuição generosa dos devotos e paroquianos, os espaços vão sendo cada vez mais sendo reformados, facilitando assim, os trabalhos pastorais e sociais.
Os presbíteros que já caminharam com esta porção do povo de Deus: Pe. Raimundo Nonato Costa ( 1979-1980); Pe. Antonio Damasceno Costa (1980-1981); Pe. Jaime Barbosa Sidônio (1882-1989); Pe. Ederaldo da Mata Silveira (1989-2001) e desde 13 de março de 2001, o então Pároco, Pe. Romeu Ferreira da Silva.
Os grupos que animam a caminhada desta Paróquia: Apostolado da Oração, Comunidades do Neo Catecumenal, Legião de Maria, Acólitos, Ministros Extraordinários da Eucaristia, Guardas de Santa Luzia, Grupos de Cantos, Pastoral da Catequese, Pastoral Familiar, Pastoral da Criança, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Juventude e os Núcleos de Evangelização: São Pedro e São Paul0, Nossa Senhora de Fátima, São Benedito, Santa Luzia e São Francisco, todos coordenados pelos missionarios.
Há na Paróquia desde 1996, uma Comunidade de Religiosas das Irmãs Franciscanas de Maristella. Seu Carisma: Jesus Cristo, Pobre e Crucificado, Luz das Nações e Acolhida para todos.
"Santa Luzia, Santa de Deus. Protege a luz dos olhos meus"!